O QUE É?


Mensagem do Presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas

Com o propósito de promover a cidadania ativa, através da participação dos cidadãos na escolha e definição de políticas públicas, a Junta de Freguesia de Avenidas Novas criou o Orçamento Participativo das Avenidas Novas (OPAN).
O OPAN pretende reunir opiniões e contributos junto de todos aqueles que valorizam a importância das Avenidas Novas, de forma a inscrever os seus projetos no orçamento da freguesia e no respetivo plano de atividades.
As Avenidas Novas são a freguesia central da cidade de Lisboa, pelo que a participação de todos se mostra essencial para a construção de uma freguesia dinâmica, com capacidade responsiva sobre as necessidades e objetivos da comunidade.

Nas Avenidas Novas a decisão é de todos!

Daniel Gonçalves

A Junta de Freguesia de Avenidas Novas criou o Orçamento Participativo de Avenidas Novas (OPAN) com o intuito de convidar todos aqueles que se preocupam com o meio que os envolve, a participarem ativamente na definição das políticas públicas que devem integrar o Plano de Atividades e o Orçamento da Junta de Freguesia.

O OPAN incide sobre a totalidade do território da Freguesia de Avenidas Novas e respeita às seguintes áreas de atuação da Junta de Freguesia, no âmbito das suas competências:

  • Ambiente;
  • Cultura;
  • Desporto;
  • Equipamento Urbano;
  • Tempos livres.
Nota: A presente informação não dispensa a consulta do Regulamento n.º 1116/2016, de 22 de dezembro de 2016.

COMO PARTICIPAR?

orcameto participativo

1.ª Fase – “Apresentação e divulgação do OPAN” (até 14 de maio de 2017)
2.ª Fase – “Apresentação e análise de propostas” (de 15 de maio de 2017 a 4 de agosto de 2017)
3.ª Fase – “Votação e publicação de resultados” (de 7 de agosto a 29 de setembro de 2017)

O OPAN assenta num modelo de participação de caráter deliberativo, em que os cidadãos apresentam propostas à Junta de Freguesia e decidem através de votação, investimentos públicos concretos a realizar na Freguesia de Avenidas Novas.

Podem participar no OPAN todos os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, que sejam residentes, estudantes ou trabalhadores na área geográfica da freguesia de Avenidas Novas, bem como representantes de associações, empresas e demais organizações da sociedade civil com sede ou estabelecimento na freguesia.

As propostas deverão ser apresentadas em formulário próprio, disponível no sítio da internet e nas delegações da Junta de Freguesia de Avenidas Novas. Podem ser anexados às respetivas propostas desenhos, fotografias, plantas, mapas de localização e outros elementos que o proponente entender que enriquecem a proposta.

Como forma de garantir a concretização de vários projetos, as propostas apresentadas não podem exceder 1⁄3 do valor global afeto, anualmente, pela Junta de Freguesia, ao OPAN.

Nota: A presente informação não dispensa a consulta do Regulamento n.º 1116/2016, de 22 de dezembro de 2016.

SUBMISSÃO DE PROJETOS

Em breve poderá submeter o seu projeto.

EU ESCOLHO

Em breve poderá eleger os seus projetos preferidos.

RESULTADOS

Em breve poderá conhecer os três projetos vencedores.