Campanha de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Em abril, a Junta de Freguesia de Avenidas Novas assinala o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, com uma programação especial.

Neste âmbito, serão distribuídos folhetos de sensibilização, bem como serão afixados cartazes sobre a temática e a história do “Laço Azul”. Além disso, todos os colaboradores da autarquia que prestam atendimento ao público usarão um laço azul na lapela.
A Junta de Freguesia dinamizará também a iniciativa “Quem Bem-Me-Quer” junto das crianças das escolas EB1 de São Sebastião da Pedreira e EB1 e JI Mestre Arnaldo Louro de Almeida, do espaço FAN Clube da autarquia, bem como dos participantes do projeto Rotas do Bairro E6G. Esta iniciativa prevê a elaboração de frases de “bem-querer” e “mal-querer” escritas pelas crianças, em pétalas de mal-me-quer feitas de papel. Posteriormente, as frases de “bem-querer” serão transcritas para t-shirts com o Laço Azul. Será ainda realizado um vídeo de sensibilização com a história do Laço Azul e as frases de “bem-querer”.
De 9 a 13 de abril, através do FAN Escola (Programa de Treino de Competências Pessoais e Sociais desenvolvido nas escolas de 1.º ciclo) serão promovidas ações de sensibilização para o tema, durante as sessões de treino de competências, através de dinâmicas de grupo.
De 16 a 20 de abril, os alunos das escolas do 1.º ciclo da rede pública da freguesia vão elaborar trabalhos alusivos ao tema dos maus-tratos na infância, com a colaboração dos Encarregados de Educação (por exemplo: ilustração de uma historia).
A 26 de abril, pelas 15 horas, o Salão Nobre da autarquia será palco de uma apresentação de sensibilização ao tema, pelos alunos de Teatro da UNANTI – Universidade das Avenidas Novas para a Terceira Idade, seguida de uma tertúlia com convidados de várias áreas.