Prevenção do abuso sexual infantil

Durante as últimas semanas, o projeto Rotas do Bairro E6G, gerido pela ANADIC e promovido pela Junta de Freguesia de Avenidas Novas, dinamizou várias ações de sensibilização, junto de alunos do 1.º ciclo da Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida, sobre a prevenção do abuso sexual.

Neste âmbito foram realizadas diversas dinâmicas, tais como: “ Bons Toques, maus Toques”; “Segredos Bons, segredos maus” e “ Dizer sim, dizer não”. Por outro lado, foi também utilizado o livro didático “Picos e Avelã, à descoberta da Floresta do Tesouro!”, que através de uma história, aborda seis temas que habitualmente estão na base dos programas de prevenção do abuso sexual infantil.
Estas ações de sensibilização visaram treinar comportamentos assertivos perante maus toques, distinguir os segredos bons dos segredos maus, aprender que existe o direito de dizer sim ou não perante diversas situações.