Concerto pelo Quinteto Atacama

A Junta de Freguesia de Avenidas Novas abriu as portas do seu salão nobre para receber, mais uma iniciativa de âmbito cultural. Esta 3ª feira, 4 de dezembro, foi a vez da atuação do Quinteto Atacama. Resultado da colaboração com a Associação Chilenos em Portugal, aquele que foi o primeiro concerto deste grupo em Portugal, proporcionou a todos um belíssimo fim-de-tarde de intercâmbio cultural.
Oriundo do deserto de Atacama, no Norte do Chile, este jovem quinteto de cordas foi criado em 2017 com o intuito de promover a música de câmara de autores chilenos e latino-americanos e rapidamente alcançou um patamar de destaque ao receber um fundo para o desenvolvimento regional, destinado aos melhores artistas a nível nacional, que lhes permitiu atuarem no ano passado em França e na Bélgica e este ano em Portugal. Àquele que é já conhecido de todos, mas sempre belíssimo e aconchegante, salão nobre, este quinteto de cordas, composto por excelentes intérpretes de formação clássica, trouxe a estreia da obra do compositor regional chileno Mauro Lamas intitulada “Curu Yaru” (“Viagem do Rio”). Obra que procura relatar a grande inundação que assolou a região de Atacama em 2015, espelhando o curso das águas, desde a cordilheira até ao mar, em luta com as forças contrárias do domínio do homem sobre elas. Contemporânea, mas em estilo romântico e tradicional, alude a fenómenos naturais típicos das paisagens de Atacama assim como à sobrevivência do humano face aos momentos de revolta da Natureza. De entre esses fenómenos naturais, típicos da região, e retratados na obra apresentada, destaca-se também o denominado fenómeno “deserto florido” ao qual se assiste quando chove na região que é composta por aquele que é considerado o deserto mais seco do mundo.
Tratou-se de um concerto fortemente aplaudido por todos os vizinhos e vizinhas que encheram o salão e, no final, foi ainda servido a todos os presentes um copo de vinho regional do Chile gentilmente cedido pela Sogrape. Esta iniciativa contou com a presença da Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Ana Gaspar que, calorosamente recebeu e deu as boas vindas a todos, do Cônsul do Chile, Patricio Cabezas, que no final agradeceu esta receção à Senhora Presidente e da Senhora Presidente da Associação de Chilenos em Portugal, Laura Morales, que, igualmente agradecida por esta receção, proferiu umas breves palavras introdutórias de apresentação do primeiro concerto organizado por esta Associação.