Remoção dos pilaretes de cimento

No âmbito da estratégia de melhoria das acessibilidades no Espaço Público, deu-se inicio à grande empreitada de remoção da totalidade dos pilaretes de cimento existentes na freguesia (cerca de 2300 unidades), por serem ilegais, dando assim cumprimento a um dos projetos de maior relevância deste pelouro, programados para o presente mandato.

Depois do levantamento exaustivo de todas as unidades, elaborou-se um conjunto de plantas com a localização e quantificação, por rua, dos pilaretes existentes. Foram então identificados os que podiam ser removidos sem substituição (cerca de 80% dos casos) e os que precisariam de ser substituídos por pilaretes metálicos (cerca de 20%).

No seguimento desta ação, conseguiu-se um acordo com a Câmara Municipal de Lisboa para que esta intervenção pudesse ser realizada no âmbito das empreitadas da Unidade de Intervenção Territorial Centro.

Os trabalhos, iniciados em Setembro passado, continuam a decorrer a bom ritmo, tendo sido já removidos cerca de um quarto do total de unidades.