O começo

Todos os anos dizemos a nós próprios que vamos começar de novo e planeamos novos projetos de vida, pessoais e profissionais que tentamos cumprir, elaborando objetivos e metas para nos tornarmos pessoas melhores, mais completas e assim enriquecemos a nossa vida com estes “começos” e com eles crescemos. Começar algo que consideramos útil e interessante, para nós próprios é empolgante, mas quando damos vida a um projeto em prol dos outros e da nossa comunidade é estimulante e requer uma entrega total.

Este ano, na Freguesia das Avenidas Novas, entregamo-nos, de coração, a mais um projeto cultural: A criação de uma biblioteca.

 A nossa biblioteca é um projeto ainda embrionário que queremos como promotor de vivências múltiplas.

Queremos que esta biblioteca seja uma realidade que sirva os nossos moradores, um polo de intercâmbio de cultura e culturas entre os fregueses e para os fregueses das Avenidas Novas. Esta terá 2 pólos, na sede da Junta de Freguesia e no Mercado do Bairro Santos.

Biblioteca (do grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον, biblion — “livro”, e ϑήκη theca — “depósito”) é um espaço físico em que se guardam livros, dispostos ordenadamente para estudo e consulta. É a coleção de livros. E os livros transportam-nos para lugares esquecidos nos cantos da nossa memória, para lugares e culturas desconhecidos, para campos poéticos, filosóficos e científicos, levando-nos a viajar no espaço da nossa História, de outras histórias e de outros conhecimentos.

Temos vindo a limpar e a restaurar os livros que se encontravam nas antigas instalações de São Sebastião e a acolher livros que nos são oferecidos pelos nossos beneméritos fregueses. Estes livros requerem conservação, dado que o público irá manusear as obras e tendo em conta que recebemos alguns documentos que se encontravam em más condições. Também estamos, pois, a intervir de forma a organizar, segundo regras que estabelecemos, no sentido de catalogar e arquivar as obras impressas, com o objetivo de se encontrarem de maneira imediata por meio de classificações como autor, assunto, ou diferentes assuntos, pelo arquivador ou morador- consultor.

É nosso interesse abrir, assim que viável, portas para estudantes, leitores e pesquisadores e criar eventos referentes à cultura literária e instigar o gosto pela leitura.

A Biblioteca das Avenidas Novas, nos seus dois pólos e com projetos diferenciadores é uma aposta de vida!