Aviso de Poda das Árvores

A Junta de Freguesia de Avenidas Novas informa todos os vizinhos e vizinhas que, a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de Abril, irá iniciar um conjunto de podas em arvoredo de diversas ruas da freguesia.

Embora as intervenções sejam definidas, caso a caso, de acordo com a espécie e a antiguidade da árvore, de forma genérica, serão realizadas podas de segurança, equilíbrio, limpeza e aclaramento de copa visando os seguintes objetivos:

– Alívio da copa nas extremidades;

– Supressão de ramos “ladrões”;

– Supressão de ramos secos ou em perigo de queda;

– Afastamento ao edificado, a sinalização ou iluminação (coabitação);

– Levantamento de copa.

Estas podas de Primavera incidem exclusivamente sobre duas espécies, os Jacarandás e as Tipuanas. Por serem originárias do hemisfério sul, estas árvores têm o seu ciclo desfasado das restantes espécies que existem na nossa freguesia e, por isso, perdem a folhagem, total ou parcialmente, na mesma altura em que as outras espécies iniciam um novo ciclo vegetativo. É por esse motivo, e cumprindo o estabelecido no Regulamento Municipal do Arvoredo, que os trabalhos irão decorrer nesta altura do ano.

As podas ocorrerão nos dias úteis segundo o calendário que se segue:

– Av. 5 de Outubro: 15 a 30 de Abril

– Av. Miguel Bombarda: 2 a 7 de Maio

– Rua Francisco Lyon de Castro: 8 e 9 de Maio

– Rua D. António Ferreira Gomes: 9 de Maio

Solicitamos a retirada dos veículos estacionados de modo a permitir a execução dos trabalhos em segurança.

Agradecemos a sua compreensão e colaboração e pedimos desculpa pelo incómodo causado.