Votação no Orçamento Participativo

Votação no Orçamento Participativo dura até ao próximo dia 28

A cidade em diálogo sobre processos participativos

A cidade de Lisboa vai estar em diálogo até ao próximo dia 24 de abril, para falar sobre processos participativos. Helena Roseta abre hoje o ciclo de quatro tertúlias que vão ser também palco para a apresentação dos projetos que estão em votação no Orçamento Participativo, até ao próximo dia 28.

Os debates (ver programa abaixo) vão acontecer na nova Loja Lisboa Participa, no Largo de São Julião, n.º 9, pondo em destaque algumas das ideias que as pessoas tiveram para a cidade, em diferentes áreas.

O Orçamento Participativo começou já a fase de votação, este ano com várias novidades: para além da votação no site e por sms, os interessados podem também escolher os projetos presencialmente na Loja Lisboa Participa, ou no Posto Móvel de Votação.

Este posto móvel já começou a rodar pelos diversos pontos mais frequentados da cidade, desde os interfaces de transportes às praças e artérias, sendo mais uma forma de contacto e divulgação dos projetos apresentados ao OP (ver trajeto em baixo).

A Cidade Convida ao Diálogo

Tertúlia #1 – Cogovernação – “A utilidade de priorizar em cenário de cogovernação e na tomada de decisão” (dia 15 de abril)

Com Helena Roseta, Deputada na AR / Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa; Paulo Quaresma, Câmara Municipal de Loures, Sandra Alves, Amigos do B2M, Moderador: Margarida Santos, ISCTE – IUL

Tertúlia #2 Tecnologia “Tecnologia e Novos meios de Produção de Comunicação” (dia 17 de abril)

Com Sandra Oliveira, 4Change, Bernardo Gonçalves, My Polis; João Tremoceiro, Centro de Gestão e Inteligência Urbana de Lisboa

Moderador: Paulo Santos, CML

Com Rui Martins, Vizinhos do Areeiro, Miguel Pinho, proponente do projeto OP Caracol da Penha; Sandra Godinho, Departamento de Relação do Munícipe e Participação, Miguel Brito, Departamento de Desenvolvimento Local

Moderadora: Irina Gomes, ISCTE – IUL

Tertúlia #4 Visão e Utopia “As utopias são apenas realidades por concretizar…” – A capacidade de imaginar e projetar mudanças e futuros tem sido a grande alavanca do desenvolvimento e do progresso (dia 24 de abril)

Com Rogério Roque Amaro, ISCTE IUL, Teresa Craveiro, Urbanista e deputada na AML, Lívia Tirone, Redundance,

Moderadora: Isabel Raposo, Faculdade de Arquitetura de Lisboa

Cada sessão (tertúlia + apresentação de propostas + sunset) terá a duração de três horas:

• 18h-19h30 (Discussão)
  • 19h30-20h (apresentação de programas da CML que incentivam a participação e propostas de OP em votação que se inscreveram para estarem presentes).
  • 20h-21h (Sunset)

Posto Móvel de Votação / Bike Op

O Orçamento Participativo de Lisboa continua a promover a proximidade ao cidadão de forma sustentável.

Uma Bike OP Lisboa irá percorrer a cidade nas próximas semanas, promovendo os Projetos OP, esclarecendo e apoiando todos os cidadãos, que nesta fase querem dar o seu contributo para a cidade de Lisboa.

Conheça os locais, visite a Bike OP Lisboa e VOTE!

Participe de forma simples e grátis no desenvolvimento de uma cidade cada mais amiga, próxima e participativa.

Mais informação aqui: https://op.lisboaparticipa.pt/home#lisboa #lisboaprticipa

Dia 13 abril

Manhã – Cais do Sodré

Tarde – Mercado da Ribeira