Apresentação do projeto para o Largo de São Sebastião da Pedreira

No passado dia 27 de maio, realizou-se no Palácio Vilalva , no Largo de São Sebastião da Pedreira, uma sessão de apresentação pública e esclarecimento sobre a proposta de projeto que a Câmara Municipal de Lisboa desenvolveu para o Largo de São Sebastião e área envolvente.

Integrada no Programa “Uma Praça em Cada Bairro”, esta intervenção tem a finalidade de restabelecer um espaço público de qualidade, organizado e seguro, com tráfego reduzido, integrando novos meios de locomoção suave, arborização, repavimentação e mobiliário urbano, num espaço singular da história e património da cidade de Lisboa.

Os questionários públicos realizados no final de 2018 permitiram à CML formar um diagnóstico da situação existente, que, a par das múltiplas análises realizadas pela equipa projetista, se estabeleceram como ponto de partida o projeto. Desta consulta com mais de 220 participações, resultaram diversas sugestões que foram incluídas no projeto, tais como aumento da iluminação, criação de espaços verdes, devolução do espaço público às pessoas e humanização do Largo.

Ao longo destes meses, CML e Junta de Freguesia realizaram diversas reuniões de trabalho no sentido de melhorar o projeto, introduzindo-lhe algumas alterações, nomeadamente no que diz respeito ao número de lugares de estacionamento reservado para residentes, que será superior ao número de veículos com dístico residente que atualmente estaciona na área de intervenção.

A sessão foi moderada pela Presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Dra. Ana Gaspar, e contou com a participação, por parte da CML, do Vereador de Urbanismo, Arq. Manuel Salgado, do Vereador da Mobilidade, Engº. Miguel Gaspar, do Diretor do Departamento de Espaço Público, Arq. Pedro Dinis, da Chefe de Divisão de Estudos e Planeamento da Mobilidade, Engª. Inês Castro Henriques e do autor do projeto, Arq. Pais. Hipólito Bettencourt.