Árvore Atropelada

No passado mês de maio ocorreu um incidente inusitado na nossa freguesia: uma árvore, localizada no separador central da Av. dos Defensores de Chaves, foi atropelada, ficando sob o veículo que nela embateu.

O exemplar jovem, da espécie Celtis australis, sobreviveu mas ficou com uma parte significativa da casca do tronco principal afetada e com uma forte inclinação para a via.

No sentido de minimizar os efeitos deste dano, a Junta de Freguesia de Avenidas Novas procedeu a uma rega abundante para, com todo o cuidado e sem danificar as raízes, recolocar a árvore na sua posição original. Posteriormente foi colocado um sistema de fixação em tripeça constituído por 3 tutores unidos por travessas de madeira e fitas de fixação adequadas.

A árvore será monitorizada nos próximos meses, pela Junta de Freguesia, de modo a garantir o seu desenvolvimento saudável. Aproveitou-se para rever os tutores de outras árvores jovens existentes nas proximidades e substituir as amarrações quando tal se verificou necessário.