Dia da Bengala Branca

Ontem, 15 de outubro, celebrou-se o Dia da Bengala Branca. Assinalando a efeméride, o Instituto Nacional para a Reabilitação, a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e a Junta de Freguesia das Avenidas Novas realizaram uma ação de consciencialização da comunidade para a urgência da eliminação dos obstáculos à autonomia e à mobilidade das pessoas com deficiência visual.

A ação, que teve lugar no INR, contou com a presença de Ana Sofia Antunes, Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência e, em representação da presidente Ana Gaspar, com o vogal da Mobilidade Venâncio Rosa, o vogal da Intervenção Social Gonçalo Moita e o coordenador de Equipamentos Paulo Gomes.

Após uma mesa redonda em que se abordaram os desafios à orientação e à mobilidade das pessoas com deficiência visual, os participantes realizaram uma caminhada pelas Avenidas Novas durante a qual simularam a experiência das pessoas com essa deficiência e fizeram o levantamento das dificuldades e dos obstáculos. A seguir, regressaram às instalações do INR na Av. Conde Valbom para uma reflexão sobre a caminhada, reconhecendo a importância da bengala branca, símbolo da independência, liberdade e confiança das pessoas com deficiência visual.