Resultados do inquérito sobre a requalificação do Jardim da Rua Filipe da Mata

Com vista à requalificação do Jardim da Rua Filipe da Mata, no Bairro Santos ao Rego, no âmbito dos novos Contratos de Delegação de Competências entre o Município de Lisboa e a sua Junta de Freguesia promoveu, de 25 de setembro a 4 de outubro, um inquérito à população sobre o programa a desenvolver no local.

Verificou-se grande interesse pela renovação daquela área de lazer, com o preenchimento de mais de uma centena de inquéritos. Quase 70% dos inquiridos residem ou trabalham no Bairro Santos e mais de metade costuma frequentar o jardim.

Apurou-se que a esmagadora maioria concorda com a criação de um Parque Sénior, bem como com a substituição da vedação do Parque Infantil e do pavimento atual e também com a introdução de barreiras acústicas. Ainda uma grande maioria vê com bons olhos a criação de um Parque Canino, tal como a existência no local de um bar ou food truck. A realização de uma intervenção artística no viaduto também colheu a concordância da maioria. Entre os temas sugeridos para esta intervenção destacam-se a natureza ou o ambiente, a arte urbana ou abstrata, o Bairro Santos ao Rego e a multiculturalidade.

O inquérito recolheu igualmente sugestões de outras ideias e de outros equipamentos para o Jardim. Os inquiridos sugeriram aparelhos para exercício físico, mais equipamentos infantis, mesas para piquenique ou jogos tradicionais, a plantação de árvores e outra vegetação, wifi gratuito, mais fiscalização, um campo de ténis ou padel, uma pequena biblioteca, mais bebedouros e uma programação cultural para o local.

As ideias propostas serão tidas em conta na elaboração do programa base para o projeto, de acordo com a sua viabilidade económica e disponibilidade de espaço no local. Uma vez realizado pela equipa projetista, o estudo prévio do projeto para o Jardim da Rua Filipe da Mata será apresentado à população e submetido a discussão pública.

Clique aqui para saber os resultados completos do inquérito