Níveis melhorados de coordenação operacional de Proteção Civil

Venâncio Rosa, vogal responsável pelo pelouro da Proteção Civil, representou a Freguesia de Avenidas Novas na reunião que a Câmara Municipal de Lisboa promoveu com as juntas de freguesia visando melhorar os níveis de coordenação operacional à escala concelhia.

A reunião, que veio na sequência das recentes alterações legislativas no âmbito do sistema de proteção civil municipal, teve lugar no passado dia 11 de novembro, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Ponto de situação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Lisboa
  2. Apresentação da matriz de regulamento das Unidades Locais de Proteção Civil e modelo do Plano Local de Emergência desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho constituído no âmbito da Comissão Municipal de Proteção Civil
  3. Formação referente ao Plano Local de Emergência
  4. Implementação de uma Rede Rádio Municipal e respetiva formação

Lisboa é uma cidade vulnerável a vários tipos de acidentes, nomeadamente inundações, efeito de marés, incêndios florestais ou sismos. Não se podendo reduzir na sua totalidade os efeitos dessas ocorrências, o Serviço Municipal de Proteção Civil tem vindo a multiplicar os esforços em matéria de prevenção, no que diz respeito à minimização dos riscos, e também no planeamento preventivo e de emergência de forma a atenuar as suas consequências.