Exposição PASSAGEIRO, de Joana Pitta

Dia 5 de dezembro, às 17h30, no salão nobre da sede da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, terá lugar a inauguração da exposição “Passageiro”, de Joana Pitta.

Joana Pitta, artista plástica de 26 anos residente na nossa Freguesia, apresenta a mostra “Passageiro”, composta por novas séries e experiências anteriores, que encontram continuidade na sua prática de repetição modular. Sem querer levantar muito o véu sobre o que será a exposição nem sobre o seu conceito para não influenciar o olhar do espectador, Joana Pitta adianta que se preocupa “com o desdobramento das possibilidades do quotidiano [e] considera a multiplicidade como a base da individualidade de cada ser humano, no entanto recusa a imagem da memória que seria testemunho dessa mesma existência. Considera a imagem memorial falsa, distorcida, e por isso, materializa vídeos sobre as mais diversas instâncias do quotidiano, e transforma-as em objetos sem identidade. O aglomerar dessas imagens, ora dispostas frontalmente, ora de perfil, através da sua repetição exaustiva, transforma o concreto em abstrato.”

Joana Pitta recebeu, entre outras distinições, a Menção Honrosa em Pintura na XV edição do Prémio de Pintura e Escultura de Sintra D. Fernando II.

A exposição estará patente até 12 de dezembro, nos dias úteis, das 9h às 17h.