Avenidas Novas, avenidas bem ajardinadas

Os espaços verdes cumprem um papel fundamental na cidade. Para além do seu valor estético, contribuem para a aproximação à natureza e para o nosso bem-estar. Por outro lado, desempenham um papel decisivo na adaptação às alterações climáticas, pois concorrem para a regulação do clima local e para o equilíbrio ambiental. Cumprem funções tão importantes como a permeabilização dos solos, a libertação de oxigénio, a absorção de dióxido de carbono, a promoção da biodiversidade ou a redução do ruído.

A Junta de Avenidas Novas está a proceder à requalificação de espaços verdes da Freguesia. Recentemente, atuou nos espaços ajardinados entre a Rua Julieta Ferrão e a Avenida Álvaro Pais. Numa intervenção importante ao nível da sustentabilidade, o sistema de rega foi completamente revisto, com resultante substituição da tubagem principal, para solucionar definitivamente ruturas frequentes que originavam desperdício de água. Além disso, foram efetuadas fertilizações e foram feitas novas plantações em canteiros que se encontravam vazios, assim como em sebes de buxo que apresentavam algumas falhas. Os relvados expostos ao sol que se encontravam com fraca cobertura foram reforçados com semente. Estes trabalhos de requalificação foram acompanhados por operações de manutenção habituais para esta altura do ano, nomeadamente poda e limpeza de arbustos, bem como sacha de canteiros.

Por outro lado, dando continuidade à promoção da prática regular de exercício físico ao ar livre, substituiu-se o pavimento da zona dos aparelhos de fitness, que estava bastante degradado, optando-se por uma solução que aumenta o conforto dos utilizadores. A equipa de calceteiros da Junta de Freguesia esteve também no local a reparar alguns descalcetamentos nos passeios, caminhos e escadas, originados pelo aparecimento de raízes à superfície, a fim de melhorar as deslocações a pé.

Os trabalhos prosseguem agora na rotunda do túnel do Rego, com melhoramento do sistema de rega e incorporação de matéria orgânica no terreno, preparando-o para as novas plantações com plantas de floração intensa e baixa necessidade em água e manutenção, mais uma vez numa lógica de sustentabilidade.

Seguir-se-ão outros locais da Freguesia, nomeadamente nos espaços ajardinados do logradouro do quarteirão limitado pela Rua Eiffel, a Av. Visconde de Valmor, a Av. dos Defensores de Chaves e Av. Elias Garcia e nos canteiros elevados da Rua Laura Alves, onde as intervenções seguirão a mesma linha.