Apresentação do Policiamento Comunitário na ADAS – Bairro do Rego

Dando sequência ao trabalho iniciado na sessão pública de apresentação do Policiamento Comunitário no Bairro Santos Ao Rego – que teve lugar no dia 12 de setembro, no Mercado local –, no passado dia 29 de novembro, realizou-se na Associação para o Desenvolvimento e Apoio Social do Bairro do Rego (ADAS-BR) uma sessão de apresentação do projeto aos associados daquela instituição.

Numa reunião em que estiveram representados vários dos intervenientes que constituem o Grupo de Segurança – nomeadamente, ADAS-BR, ANADICCâmara Municipal de Lisboa, Gebalis, Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Polícia Municipal de Lisboa, PSP, Rotas do Bairro E7GSanta Casa da Misericórdia de Lisboa e Universidade NOVA de Lisboa –, os associados da ADAS-BR tomaram contacto com a realidade do Policiamento Comunitário.

O objetivo deste tipo de policiamento é a prevenção. Com a participação de todos, através de uma tomada de conhecimento e de uma atuação in loco, o Policiamento Comunitário visa uma redução das incivilidades e um aumento do sentimento de segurança.

Durante a sessão, os associados da ADAS, uma população sénior, apontaram problemas e prioridades de segurança no Bairro Santos ao Rego, traçaram o perfil ideal dos agentes para este policiamento de proximidade e trocaram ideias com os representantes das entidades presentes, num exemplo do diálogo que está na base do Policiamento Comunitário e que se pretende venha a ser frutuoso para aquele bairro da nossa Freguesia.