Community Champions League a todo o gás

Nos passados dias 30 de novembro e 7 de dezembro, realizaram-se mais duas jornadas da Community Champions League, um projeto europeu da EFDN – Rede do Futebol Europeu para o Desenvolvimento – implementado numa parceria entre a Fundação Benfica, a Gebalis e 12 Juntas de Freguesia de Lisboa, designadamente, a de Avenidas Novas, para crianças nascidas entre 2004 e 2008.

No dia 30 do mês passado, a Junta de Avenidas Novas foi a anfitriã da segunda jornada, acolhendo dois jogos no pavilhão desportivo da Freguesia. Na ocasião, os nossos Craques das Avenidas ganharam ao Inter Marvilense (Marvila) e a Academia Bensaúde (Olivais) venceu os Beatinhos (Beato). Porém, o objetivo fundamental da Community Champions League é o fortalecimento de laços comunitários. Para além de somarem pontos com os resultados dos jogos disputados, as equipas ganham pontos através da cidadania ativa, da conduta ética e do fair-play, bem como do voluntariado em atividades comunitárias e iniciativas de sustentabilidade ambiental.

Paralelamente à Community Champions League, realizou-se uma ação solidária de angariação de bens, nomeadamente alimentos, roupa e brinquedos, que contou com a participação dos jogadores das nossas escolinhas e da Fundação Benfica, bem como das mães dos atletas e do pelouro do Desporto da JFAN. O balanço da campanha foi muito positivo e os bens angariados serão entregues ao Centro Social da Paróquia de São Sebastião da Pedreira, uma instituição de solidariedade social.

Já no dia 7 deste mês, a terceira jornada da competição teve lugar no campo de jogos do Bairro Dr. Alfredo Bensaúde, na Freguesia dos Olivais. Os Craques das Avenidas ganharam aos Beatinhos num jogo que decorreu, mais uma vez, no melhor ambiente desportivo, dentro e fora das quatro linhas, de acordo com o espírito do projeto, que visa que os jovens aprendam o significado de ganhar e perder e a trabalhar em conjunto para tornarem os seus bairros locais mais seguros e respeitados por todos.

Não podemos deixar ainda de realçar a participação dos apoiantes dos Craques das Avenidas, assim como o papel da sua equipa técnica. Todos, em conjunto, têm contribuído para o progresso desportivo e social dos nossos jovens atletas.

www.efdn.org
www.gebalis.pt