Uma requalificação sustentável

Os espaços verdes cumprem um papel fundamental na cidade. Não só contribuem para o nosso bem-estar, como desempenham um papel decisivo na adaptação às alterações climáticas.

A Junta de Avenidas Novas procede, com regularidade, à requalificação de espaços verdes na Freguesia. Recentemente, foram melhorados mais quatro espaços ajardinados, sempre com base em princípios de sustentabilidade.

Assim, nos espaços ajardinados da Rua Julieta Ferrão, o sistema de rega foi completamente revistocom resultante substituição da tubagem principal, para solucionar definitivamente roturas frequentes que originavam desperdício de água. Foram efetuadas fertilizações e novas plantações. Os prados regados que se encontravam com fraca cobertura foram reforçados com semente.

Na rotunda do túnel do Rego também foram executados trabalhos numa lógica de sustentabilidade, designadamente o melhoramento do sistema de rega, assim como a incorporação de matéria orgânica no terreno, preparando-o para as novas plantações com plantas de floração intensa e baixa necessidade em água e manutenção.

Seguiram-se intervenções na mesma linha nos espaços ajardinados do logradouro do quarteirão da Rua Eiffel, onde o sistema de rega foi completamente revisto, tendo sido efetuadas novas plantações.

Nos canteiros elevados da Rua Laura Alves – espaços de pequena dimensão – realizaram-se plantações com espécies adaptadas ao local e cobriu-se o solo com casca de pinheiro o que, para além de diminuir o aparecimento de ervas espontâneas, mantém a humidade do solo.

Por fim, nos canteiros perto do edifício Gemini, e numa ação que contou com a participação dos moradores, foi espalhada estilha de madeira proveniente das podas de árvores, também para conservar a humidade do solo, em mais um exemplo das práticas sustentáveis adotadas pela Junta de Freguesia de Avenidas Novas.