Encontros com o Património – Museu Nacional da Música

A cultura, a arte e o saber são fontes de inspiração e estímulo intelectual essenciais ao desenvolvimento da pessoa em sociedade. Neste âmbito, os Encontros do Património, atividade mensal da Academia Sénior das Avenidas Novas, visam dar a conhecer a riqueza cultural, artística e patrimonial de Lisboa.

No passado dia 24 de janeiro, os alunos desta disciplina usufruíram de uma visita guiada ao Museu Nacional da Música, na estação do metro do Alto dos Moinhos, em S. Domingos de Benfica.

O Museu, que tem como principal missão a divulgação da cultura musical portuguesa, possui uma das mais ricas coleções de instrumentos da Europa, um precioso acervo fonográfico e importantes espólios documentais, que incluem o original de “A Portuguesa”, de Alfredo Keil. Através da coleção – que contém, entre outros instrumentos singulares, um violoncelo que pertenceu a Guilhermina Suggia e um piano que Franz Lizt trouxe para Portugal –, os alunos da ASAN tomaram contacto com a história da música. Entre outras descobertas, ficaram a conhecer as sonoridades e o funcionamento de um órgão de tubos e saíram, certamente, enriquecidos pelo eterno fascínio da música.