Resultados do inquérito sobre a requalificação da P. Nuno Gonçalves

Com vista à requalificação da Praça Nuno Gonçalves, no Bairro Santos ao Rego, no âmbito dos novos Contratos de Delegação de Competências entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Junta de Freguesia de Avenidas Novas, promovemos, de 21 de novembro a 13 de dezembro de 2019, um inquérito à população sobre o programa a desenvolver no local.

A renovação daquela praça, paredes meias com a Escola Mestre Arnaldo Louro de Almeida, despertou interesse e levou ao preenchimento de oito dezenas de inquéritos, sendo que cerca de 70% dos inquiridos residem ou trabalham no Bairro Santos e 12,5% têm filhos naquela escola.

Apurou-se que uma grande maioria considera necessário o reforço da arborização existente no local, bem como do mobiliário urbano. Quase todos os inquiridos defendem a melhoria da iluminação e três quartos concordam com a existência de um quiosque de restauração que dinamize o local. O mesmo número de pessoas respondeu favoravelmente à realização de uma intervenção de calçada artística no pavimento da praça. Uma maioria ainda mais ampla concorda que o tema da intervenção deve estar ligado aos artistas plásticos portugueses celebrados na toponímia da zona.

O inquérito recolheu igualmente sugestões de outros usos e equipamentos para a praça. Entre outras ideias para o local, destacam-se as que estão relacionadas com os transportes, sendo que “ciclovias e bicicletas” foi a mais mencionada.

As ideias propostas serão tidas em conta na elaboração do programa base para o projeto, de acordo com a sua viabilidade económica e disponibilidade de espaço no local. Uma vez realizado pela equipa projetista, o estudo prévio do projeto para a Praça Nuno Gonçalves será apresentado à população e submetido a discussão pública.

Clique aqui para saber os resultados completos do inquérito.

Intervenção financiada pela Câmara Municipal de Lisboa executada pela Junta de Freguesia de Avenidas Novas.