Está dado o tiro de partida para as Olisipíadas 2020!

As Olisipíadas aliam a identidade da cidade outrora chamada Olisipo e o espírito olímpico. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com as 24 Juntas de Freguesia proporciona a crianças e jovens, dos cinco aos 14 anos, a competição em 13 modalidades oficiais, quatro modalidades adaptadas e mais de duas dezenas de modalidades de experimentação.

Com o objetivo de desenvolver hábitos de vida saudável associados à prática desportiva, bem como valores de cidadania e o sentido de pertença às freguesias, as Olisipíadas são compostas por uma fase local, de janeiro a maio, e uma fase final, de 22 a 24 de maio no Estádio 1º de Maio – INATEL. Para se ter uma ideia da dimensão do acontecimento, a edição do ano passado mobilizou 19 mil participantes.

No passado dia 2 de fevereiro, um domingo ensolarado, o Complexo Desportivo do Casal Vistoso acolheu o primeiro evento das Olisipíadas de 2020. A Junta de Freguesia de Avenidas Novas fez-se representar pelos seus jovens em ginástica, natação e natação adaptada.
Na classe de ginástica para todos, apresentámos 13 atletas da Escola Básica Mestre Arnaldo Louro de Almeida. Na natação, 31 atletas representaram a nossa Freguesia, quase todos da escola de natação da Piscina das Avenidas Novas. Na modalidade de natação adaptada a JFAN apresentou mais 13 atletas da Associação de Atividade Motora Adaptada.

Com a participação e o apoio das famílias e um ambiente salutar, este pontapé de saída das Olisipíadas 2020 constituiu uma jornada desportiva para recordar.