Pela mão da Orquestra Gulbenkian, que interpretou grandes compositores mundiais, os alunos da Escola Básica de São Sebastião da Pedreira viajaram por “Rios, mares e montanhas” num Concerto Comentado do programa educativo Gulbenkian Descobrir.
A proximidade da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como a riqueza das suas iniciativas, permite aos alunos da EB de São Sebastião da Pedreira – provisoriamente instalada na Escola Marquesa de Alorna, no Bairro Azul – desenvolverem aptidões comunicativas, sociais e experimentais, competências essas que são muito caras a esta escola da nossa Freguesia.
Com este fim, os alunos têm vindo também a participar nas atividades “Nos bolsos do Sr. Gulbenkian”, que numa visita-jogo explora as memórias esquecidas nos bolsos de um seu antigo colete como ponto de partida para conhecer a sua ampla coleção; assim como “Nos bolsos dos e das… artistas” que usa o mesmo processo para dar a conhecer artistas e suas obras.
A Escola de São Sebastião da Pedreira acredita que é a descobrir que forma os cidadãos conscientes e responsáveis do futuro.