Monda térmica para uma Freguesia sustentável

Formalizando uma prática assumida desde cedo, em novembro de 2019 a sua Junta foi uma das freguesias de Lisboa a assinar o manifesto da Quercus “Autarquias sem Glifosato/Herbicidas”, que visa alterar a prática generalizada do uso dos herbicidas para controlo de plantas infestantes, optando por alternativas que colocam em primeiro lugar o ambiente e a saúde pública, inclusivamente a saúde dos nossos colaboradores, dado que a Organização Mundial de Saúde classificou o glifosato – substância química presente na maioria dos herbicidas – como “provavelmente cancerígeno para os humanos”.

Um dos equipamentos fundamentais para o cumprimento deste objetivo é a máquina de monda térmica, que, por meio da emissão de vapores de água a altas temperaturas, efetua a deservagem dos passeios com eficácia e sem recurso a herbicidas. Portanto, quando vir os nossos colaboradores gerarem uma nuvem de vapor de água, já sabe que a máquina de monda térmica está em ação de deservagem.

A aquisição e utilização desta máquina faz parte de um conjunto de ações da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, paradigmáticas de uma mudança face a práticas anteriores, que visa contribuir para que vivamos numa cidade ambientalmente mais saudável e sustentável.