Cuidando das nossas árvores

CUIDANDO DAS NOSSAS ÁRVORES

Com a chegada da primavera, altura em que as árvores caducas se cobrem de nova folhagem, ocorrem frequentemente ataques de insetos (afídeos) que têm como consequência a libertação de uma goma pegajosa que suja passeios e viaturas. Além dos transtornos causados no espaço público, a presença da praga enfraquece gradualmente as árvores.

Na nossa Freguesia, as espécies mais suscetíveis a esta praga são as tipuanas, os jacarandás, os tulipeiros e as tílias.

Para a combater, após uma pesquisa das soluções disponíveis e ponderando todos os fatores optou-se pela endoterapia, um tratamento por microinjeção de um produto no sistema vascular das árvores, que assim atua nas folhas onde os insetos se alimentam. A Junta de Freguesia teve a preocupação de escolher a solução mais amiga do ambiente, optando por um produto biológico de origem vegetal. Este tipo de tratamento não causa impacto no meio urbano, uma vez que não implica qualquer restrição de acesso à área tratada nem tem implicações em pessoas ou animais.

Em 2019, este tratamento foi efetuado pela primeira vez na nossa Freguesia, tendo sido escolhidas as ruas onde se verificavam maiores problemas. Este ano, face aos bons resultados obtidos, alargaram-se os tratamentos de 430 árvores para 971. Os arruamentos que vão ser alvo desta intervenção são os seguintes: Av. Conde de Valbom, Av. Barbosa du Bocage, Rua Padre António Vieira, Rua António José de Almeida, Av. 5 de Outubro, Av. Visconde de Valmor, Av. João Crisóstomo, Rua Sampaio e Pina, Av. Miguel Bombarda, Rua Castilho, Campo Pequeno (Jardim), Rua Pinheiro Chagas e Rua Latino Coelho.