Jardins Abertos

Os Jardins Abertos são fruto da colaboração entre diversos profissionais de jardinagem, arquitectura paisagista, cultura e sustentabilidade, que desde 2017 organizam anualmente um festival em que os portões dos jardins mais bonitos da cidade de Lisboa são abertos gratuitamente ao público.

A edição do festival deste ano realizou-se nos dois últimos dois fins-de-semana de julho e a nossa freguesia acolheu este evento em dois dos jardins mais emblemáticos da cidade, onde ocorreram diversas iniciativas: a Estufa-fria do Parque Eduardo VII e os Jardins da Fundação Gulbenkian.

Ainda dentro do âmbito do festival, teve lugar a iniciativa “Varandas Verdes”, onde se podiam candidatar a participar as comunidades de vizinhos da cidade, com vontade e o perfil certo para plantar e oferecer à cidade mais jardins. Assim, foi com grande satisfação que registámos que umas das intervenções da iniciativa Varandas Verdes, teve lugar na Avenida Defensores de Chaves, em território da nossa freguesia de Avenidas Novas.

A iniciativa Varandas Verdes surge como resposta à vontade de pensar e criar uma cidade mais verde, mais colaborativa e comunitária. Assim, ao longo do festival a equipa dos Jardins Abertos com o apoio de grupos de vizinhos, realizou plantações em todas as varandas de quatro fachadas da cidade de Lisboa que desta forma imprimem cor e frescura à nossa cidade de Lisboa.