Junta de Freguesia conquista Selo Comunidades Pro-Envelhecimento

A Junta de Freguesia de Avenidas Novas ganhou o Selo “Comunidades Pro-Envelhecimento 2020/21”, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), pelo facto de ter “políticas, programas, planos estratégicos e práticas” que “demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de tofo o ciclo de vida”.

De acordo com a OPP, as Avenidas Novas “são comunidades em que, apesar das dificuldades e dos problemas, trabalha-se de forma sistémica, de modo a que o envelhecimento dos cidadãos seja feito com mais bem-estar e saúde”.

A Ordem dos Psicólogos cita a “The Economist” no seu comunicado:  “As evidências (científicas) sugerem que até 40% dos casos de
demência podem ser adiados ou evitados através da mudança de
comportamento precocemente. O problema é que as campanhas de saúde
pública têm um registo insatisfatório e pouco ou nada abordam a
doença pré-existente mais intratável da demência – a velhice.”

A atribuição deste selo de qualidade por parte da OPP tem como objetivos “reconhecer e distinguir as comunidades portuguesas que demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável” e “construir uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida”.