Estacionamento exclusivo para moradores na Avenida Elias Garcia

O prometido é devido. Conforme solicitado pela Junta de Freguesia de Avenidas Novas e acordado com a Câmara Municipal de Lisboa, na Av. Elias Garcia passa a haver uma zona exclusiva de estacionamento 24h para residentes com o respetivo dístico, contemplando 195 lugares.

Na próxima segunda-feira, 15 de março, a EMEL vai proceder à alteração do modelo de estacionamento tarifado (pago de segunda a sexta, das 9h às 19h) no troço da Avenida Elias Garcia compreendido entre Av. da República e a Av. Marquês de Sá da Bandeira – para zona exclusiva de estacionamento para residentes com dístico 24h.

Esta alteração decorre a par da intervenção na Avenida de Berna para a criação de um corredor bus, assim como de pistas cicláveis unidirecionais em ambos os sentidos, com ligações às ciclovias existentes da Av. da República e da Praça de Espanha, e que vão usar o espaço até aqui ocupado pelo estacionamento naquele eixo.
Tal como o vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa, Miguel Gaspar, sublinhou ao apresentar o projeto na Assembleia Extraordinária do passado dia 4 de março, o Município tem trabalhado com o Executivo da Junta de Freguesia de Avenidas Novas para encontrar soluções de estacionamento para os residentes daquela zona, entre as quais se encontra a medida agora anunciada.

A presidente Ana Gaspar aponta que “este projeto é fundamental, pois visa a melhoria da acessibilidade e do transporte público na Av. de Berna e não só”, mas recorda que “naturalmente somos sensíveis aos anseios dos moradores daquela zona em matéria de estacionamento e estes 195 lugares farão uma grande diferença. Temos tentado sempre promover um equilíbrio entre o futuro sustentável que queremos para a nossa Freguesia e para Lisboa, e a realidade atual em matéria de transportes e das várias formas de mobilidade.”