UNANTI visita Salvaterra de Magos

A 16 de março, a UNANTI – Universidade das Avenidas Novas para a Terceira Idade promoveu um passeio ao concelho ribatejano de Salvaterra de Matos.

O grupo, com cerca de 50 participantes, foi recebido por um guia da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, na Praça da República, que deu a conhecer um pouco da história daquele local.
Os primeiros pontos de visita foram a Capela do antigo Paço Real e a Igreja Matriz, seguindo-se a Falcoaria Real e a Equilusa. Na Falcoaria Real, os participantes visualizaram um filme sobre a esta arte cinegética, viram de perto as aves de rapina e ouviram atentamente a explicação sobre as diferentes características destes animais. No final da visita à falcoaria, os participantes foram surpreendidos com uma demonstração de voo de um falcão.
Antes de aconchegar o estômago com um delicioso almoço, houve tempo para uma visita à Equilusa, uma correaria que trabalha de forma artesanal.
Durante a tarde, o grupo foi a Escaroupim, onde visitou o Museu “Escaroupim e o Rio” que dá a conhecer a importância do rio Tejo e dos seus afluentes, enquanto elemento de fixação humana. Para que esta experiência fosse ainda mais visual, os participantes puderam entrar na Casa Típica Avieira – uma casa de pequenas dimensões, utilizada pelos antigos pescadores.
O regresso a Lisboa aproximava-se mas ainda houve tempo para os alunos da UNANTI conhecerem o célebre café “Cabana dos Parodiantes” e degustar os doces regionais “Os Barretes”.

Veja aqui as fotografias.