A renovação do jardim do logradouro da Rua Eiffel

No âmbito de um conjunto de requalificações que a sua Junta de Freguesia tem operado nos espaços verdes das Avenidas Novas, o jardim do logradouro da Rua Eiffel foi alvo de uma intervenção cuidada. No final de 2019, a Junta procedeu à requalificação deste espaço, com uma seleção criteriosa de plantas, tendo em atenção vários fatores, como a sua adaptação às condições locais, a sua resistência e o seu valor ornamental.

Para além da floração, foram cuidadosamente conjugadas texturas e cores de folhagem. Dado que parte do jardim é em socalcos, foram escolhidas espécies que formam tapetes densos e que tiram partido dessa situação.

Decorrido um ano e meio, as plantas cobrem completamente o solo, o que impede o aparecimento de infestantes, diminuindo a frequência com estas têm de ser arrancadas. Recordamos que a Junta de Freguesia não utiliza produtos químicos na manutenção dos seus jardins, esse controlo é feito manualmente e começa na escolha de espécies de revestimento que minimizam o aparecimento de ervas indesejadas.

Algumas das espécies existentes no jardim e de grande valor ornamental: hibiscos, plumbagos, gramíneas, hera, ajuga e polígono, entre outras.
Ao fim de um ano e meio, o resultado é espetacular. É um espaço apreciado pelos moradores, mas pouco conhecido do resto da população por não se encontrar numa zona de passagem. Fica o convite para descobrir este maravilhoso jardim da nossa Freguesia.