Serviço gratuito para pequenas reparações domésticas, nas habitações dos fregueses com mais de 65 anos, portadores de deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social.
Com vista a facilitar a mobilidade na freguesia e o combate ao isolamento da nossa população, a JFAN coloca à sua disposição um serviço gratuito de transporte.
Mediante marcação prévia, a Junta de Freguesia possibilita, a título gratuito, um serviço de transporte para deslocações a centros de saúde e hospitais, de forma a garantir à população mais idosa e carenciada o acesso aos serviços de saúde.
Programa dirigido aos cidadãos recenseados na freguesia de Avenidas Novas com idade igual ou superior a 55 anos, através do qual se realiza um passeio social por mês com vista ao desenvolvimento de atividades que promovam o convívio e o conhecimento de pontos de interesse cultural dentro da cidade de Lisboa.
No âmbito do projeto Viver a 3ª Idade, a Junta de Freguesia de Avenidas Novas proporciona aos seus fregueses passeios a um lugar histórico do nosso país. Alcobaça, Fátima, Seia, Caldas da Rainha, Nazaré, Arraiolos, Sines, Mafra, Azeitão ou Óbidos, são exemplos de cidades que acolheram já os nossos fregueses num sábado de autêntico lazer e enriquecimento cultural.
Queremos que o futuro das nossas crianças seja promissor, por isso criámos uma sala de estudo, destinada à realização das tarefas escolares e ao estudo orientado. Além da sala de estudo, criámos o FAN Clube, que resulta num espaço para o desenvolvimento de Atividades e Tempos Livres (ATL), dirigido a crianças entre os 3 e os 12 anos.
Desenvolvimento de Programa de Treino de Competências Sociais e Pessoais nas escolas de 1º ciclo da freguesia. (EB1 de S. Sebastião da Pedreira e EB1 Mestre Arnaldo Louro de Almeida)
Colónia Social em regime aberto dirigida a crianças entre os 6 e os 12 anos, residentes na freguesia.
Colónia em regime fechado dirigida a crianças entre os 9 e os 17 anos.
Para quem tem mais de 55 anos. Proporciona aos participantes uma semana de convívio na praia, com diversão e passeios culturais.
O Apoio Psicossocial tem por objetivo proporcionar aos fregueses de Avenidas Novas o acesso a serviços de psicologia, por Psicólogos, mediante o pagamento duma taxa simbólica.
Inserido neste serviço, o projeto de Psicologia Escolar, disponibiliza apoio psicológico e avaliações psicológicas nas crianças das escolas de 1º Ciclo da Freguesia (EB1 de S. Sebastião da Pedreira e EB1 Mestre Arnaldo Louro de Almeida)
O serviço de Apoio à Empregabilidade foi criado com o objetivo de apoiar os fregueses na busca de emprego. Através deste serviço é dado apoio na elaboração de CV’s, na preparação de entrevistas de seleção, e no envio das candidaturas. Na sequência dos contactos realizados junto de entidades empregadoras existentes na freguesia, a JFAN recebe com frequência ofertas de emprego vindas de empresas que aceitaram envolver ou dar preferência a desempregados residentes nas Avenidas Novas.
Com o objetivo de proporcionar uma ceia de Natal mais alegre e digna às famílias carenciadas da freguesia, a Junta de Freguesia oferece cabazes de Natal com os géneros alimentares típicos da quadra festiva (ex. bacalhau, bolo rei, queijo, azeite, farinha, leite, grão, feijão, etc.)
Com o projeto Papas e Fraldas oferecemos, todos os meses, papas e fraldas a famílias carenciadas que tenham crianças com idade inferior a 2 anos.
Através do Fundo de Emergência Social, a sua Junta de Freguesia disponibiliza ajuda financeira às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e económica.
Atendimento pessoal de fregueses requerentes de apoio social.
A freguesia de Avenidas Novas constitui-se como um espaço especialmente vivo e dinâmico, dispondo de um considerável número de empresas, entidades do setor social, movimentos e associações de moradores, bem como um elevado número de pessoas que aqui vivem e/ou trabalham. Procurando aproveitar essa realidade, colocando-a ao serviço dos mais necessitados desta freguesia, o Departamento de Intervenção Social da JFAN procurou criar condições que permitam ampliar o número de agentes envolvidos nesta área, bem como o seu âmbito de intervenção.
Foi nesse sentido que foi criada a Rede de Responsabilidade Social, estrutura composta por empresas, sociedades ou fundações, visando permitir às entidades aderentes a sua associação a uma causa, iniciativa ou projeto, através do apoio a uma pessoa, a uma família ou comunidade. A forma de que se pode revestir esta associação é decisão exclusiva de cada entidade aderente, podendo compreender nomeadamente a divulgação de iniciativas, a contribuição com voluntariado corporativo, cedência de espaços, ou qualquer apoio de ordem material, logística ou financeira.
A inclusão dos cidadãos nos projetos e iniciativas da área social também não foi esquecida. Foi criada a Bolsa de Voluntariado das Avenidas Novas, uma base de dados onde constam as manifestações de disponibilidade e as áreas de atuação preferencial dos cidadãos que se ofereçam para ações de voluntariado na freguesia. A Bolsa conta já com um número relevante de disponibilidades manifestadas, inclusive ao nível do voluntariado corporativo e associativo.
Colaboração com a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa (SCML) e a Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) na distribuição de cabazes alimentares mensais. Este programa é um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social através da entrega de bens alimentares a agregados familiares mais carenciados. Em Lisboa, o programa decorrerá até novembro de 2019. A coordenação da distribuição de géneros alimentares é da responsabilidade da CVP, ficando a mediação a cargo da SCML. No decorrer dos meses de julho e agosto foram realizados quatro momentos de entrega de cabazes nas instalações da JFAN.