CARRIS lança XBUS

XBUS mobilidade a pedido criada pela Carris está em fase de teste
Este é o primeiro piloto de transporte a pedido da CARRIS e estará disponível, em serviço experimental, a partir de 15 de junho, numa área pré-definida da cidade de Lisboa.
 
Os clientes vão poder escolher as suas paragens de origem e de destino no mapa disponível, através da app XBUS by CARRIS. A app XBUS informa o cliente do tempo de espera e de viagem, permitindo a partir daí acompanhar o autocarro em tempo real.
À chegada do autocarro ao local, a app notifica o passageiro e segue a rota indicada. Ao motorista, o sistema indica o percurso mais rápido a seguir e qual o passageiro a recolher.
 
Este projeto piloto vai estar em teste numa área que abrange as freguesias das Avenidas Novas, Campolide e São Domingos de Benfica. Está delimitada, aproximadamente, pela área a Sul da Avenida Álvaro Pais e da Avenida das Forças Armadas e a Norte da Avenida Duque de Ávila; e entre o eixo da Avenida José Malhoa/Avenida António Augusto de Aguiar e a Rua Dona Filipa de Vilhena / Rua do Arco do Cego.
 
O XBUS está disponível nos dias úteis, das 8h às 20h. O tarifário aplicado é o que já se encontra em vigor nas carreiras regulares e de bairro da CARRIS, seja adquirindo bilhete a bordo ou utilizando o passe Navegante. O pagamento é efetuado com a validação do título de transporte dentro do autocarro. O horário e número de veículos alocados a este projeto podem ser ajustados no decorrer dos testes.
 
Este novo serviço vai funcionar através da app XBUS by CARRIS (disponível para iOs e Android), e através da linha de atendimento da CARRIS (21 361 30 50).
 
A iniciativa XBUS é desenvolvida no âmbito do Projeto Europeu C-STREETS, beneficiando de apoio financeiro da União Europeia através do Mecanismo Interligar a Europa.
 
Conheça mais sobre o XBUS aqui.