Nova Carreira de Bairro

A fim de melhor ligar o Bairro Santos ao resto das Avenidas Novas e de colmatar certas necessidades de transporte naquela parte da Freguesia, nomeadamente, para pessoas com mobilidade condicionada, a presidente Ana Gaspar reuniu-se a semana passada com responsáveis da Carris para delinear o percurso definitivo da nova Carreira de Bairro das Avenidas Novas.

Utilizando mini-autocarros, que passam onde os veículos de maior porte não conseguem passar, a carreira oferece acesso a passageiros de mobilidade condicionada e dispõe de espaço para cadeira de rodas. A sua implementação está dependente da chegada dos autocarros, adquiridos pela Carris em 2020, mas cuja produção se atrasou em virtude da pandemia.

Ana Gaspar, acompanhada pelo tesoureiro José Escarameia e pelo assessor do Espaço Público, arquiteto Vítor Casimiro, sublinhou a importância desta carreira, especialmente no Bairro Santos, “já que vai permitir a pessoas mais vulneráveis, que não têm outro meio de transporte, chegar mais facilmente ao Centro de Saúde de Sete-Rios, por exemplo, ou a outras zonas das Avenidas Novas. E contam assim também com a ligação a outros meios de transporte, como o metro ou o comboio”.

A carreira agora aprovada ligará o Bairro Santos ao Rego ao resto da Freguesia de Avenidas Novas, todos os dias, das 8h às 20h; passando em pontos-chave como Sete-Rios, Bairro Azul, Av. Miguel Bombarda, Av. Defensores de Chaves, Campo Pequeno, Av. de Berna, Hospital Curry Cabral; voltando ao Bairro através do túnel do Rego.

Cumpre-se assim uma antiga reivindicação dos nossos vizinhos do Bairro Santos ao Rego, que, ao logo de mais de duas décadas tem sido matéria de campanha eleitoral de todos os partidos.