Hoje comemora-se o Dia Mundial do Teatro e, na impossibilidade de nos juntarmos aos nossos atores, encenadores, dramaturgos e restantes intervenientes do teatro nas salas de espetáculos, são estes que generosamente vêm até nossas casas.

Desfrute das diversas propostas que os teatros e os atores portugueses nos oferecem a partir dos seus sites, do Facebook, do Instagram ou do YouTube. A oferta é muito variada. Aqui ficam alguns exemplos.
De manhã, o Teatro Nacional Dona Maria II tem para os mais novos “A Origem das Espécies”. À tarde, há vários momentos da poesia e, à noite, as salas nobres do teatro português entram-nos em casa com espetáculos como “O Sopro”, do Teatro Nacional, “A Verdade”, doTeatro Aberto "100% Lisboa”, da Culturgest ou “As Árvores Morrem de Pé”, do Teatro Politeama - Filipe La Féria protagonizado por duas grandes figuras dos nossos palcos – Ruy de Carvalho e Manuela Maria.

• Teatro Nacional com várias iniciativas:
- 11H00 – Espetáculo para os mais novos – A origem das espécies, a partir da obra de Charles Darwin. Transmissão a partir do site do teatro.

- 14H00 – Maratona Clube dos Poetas Vivos. Em direto no Instagram, do D. Maria II, Teresa Coutinho convida 37 personalidades para darem vida à obra dos vários poetas que já passaram pelo Clube dos Poetas Vivos. Uma verdadeira maratona de poesia. Em direto no instagram do teatro.

- 17H00 – TEATRA ao Vivo. Direto no Instagram do D. Maria II. Mariana Oliveira conversa em direto com vários artistas portugueses sobre o seu trabalho e a forma como se estão a adaptar a este momento particular. Com Albano Jerónimo, Elmano Sancho, Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, Inês Barahona e Miguel Fragata, Isabel Abreu, Manuel Coelho, Mariana Monteiro, Pedro Moldão e Tiago Rodrigues. Em direto no instagram do teatro.

- 21H00 – Espetáculo O Sopro – Tiago Rodrigues criou este projeto teatral a partir das histórias de Cristina Vidal, ponto do Teatro Nacional há 30 anos, levada a palco pela primeira vez. Cristina é um dos últimos pontos do teatro português. Sopro é uma criação de Tiago Rodrigues, estreada em 2017 no Festival d'Avignon e vencedora do Globo de Ouro de Melhor Espetáculo, em 2018. Transmissão a partir do site do teatro.

• Teatro Aberto em casa
Espetáculo A Verdade, de Florian Zeller. Das 16H00 às 00H00, com os Atores Miguel Guilherme e Paulo Pires no elenco. Transmissão a partir do site do teatro.

Espetáculo As árvores morrem de pé, encenação de Filipe Lá Féria e protagonizado pelos grandes Atores Ruy de Carvalho e Manuela Maria. No Facebook do teatro às 21H30, e na RTP1 às 23H00.

• Culturgest
Espetáculo 100%Lisboa às 21H00. Criação de Rimini Protokoll, que coloca em palco cem habitantes de Lisboa. Espetáculo teatral mais visto na Culturgest. Transmissão em Facebook, instagram ou youtube.