Uma das principais recomendações de vários organismos de saúde, como a OMS e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, para lidar com o isolamento em que estamos a viver, é de que cuidemos da nossa saúde mental. Recomendam várias estratégias para gerirmos a ansiedade derivada do medo que esta pandemia nos faz sentir. Uma das estratégias mais prementes agora, e sempre, é mantermos o nosso corpo activo. Um corpo activo é um corpo física e psiquicamente mais saudável. Como tal, não podemos esquecer o cérebro.

E para cuidar do cérebro das pessoas mais velhas, a Fundação S. João de Deus dá uma ajuda, lançando um programa de treino diário que irá durar até ao fim do período de isolamento: DÊ CORDA À SUA MEMÓRIA, EM CASA!. A partir de hoje, os exercícios passam a estar disponíveis no facebook da Fundação S. João de Deus  (https://www.facebook.com/fundacaosaojoaodedeus/), são variados e permitem exercitar diferentes áreas do funcionamento cerebral.

Todos os dias serão lançados exercícios diferentes, nos seguintes horários: 10:30; 11:30; 13:30; 14:30 e 15:30. Demos nomes aos diferentes tipos de exercícios para que mais facilmente sejam identificados. Exercícios do mesmo tipo, serão lançados em diferentes dias da semana, mas sempre no mesmo horário para que a pessoa possa criar uma rotina de treino. À sexta-feira às 15:30, será lançado um jogo online, que continuará disponível durante o fim-de-semana.  A acompanhar esta iniciativa estará uma psicóloga (Catarina Oliveira), uma técnica de serviço social (Lavínia Côrte) e uma socióloga (Sandra Silva).

As pessoas mais velhas (e também as mais novas!) poderão fazer exercícios de treino de memória, cálculo numérico, linguagem, raciocínio lógico, abstração, entre outros.

Estamos fisicamente longe, porém, continuamos a pensar em formas de contribuir para promoção da saúde mental da nossa comunidade, em particular, das pessoas mais velhas.