Projeto Radar protege seniores em situação de isolamento no Bairro Santos

O Projeto Radar é um plano de intervenção comunitária pioneiro em Portugal. O objetivo desta iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é identificar a população com mais de 65 anos em situação de isolamento, conhecer as suas carências e efetuar uma intervenção adequada a cada pessoa.

A colaboração da Junta de Freguesia, da PSP e das instituições de apoio social locais tem sido determinante. Igualmente fundamental para a identificação de situações de risco é a participação da comunidade, nomeadamente de vizinhos e comerciantes.

A fim de conhecer de perto a intervenção do Radar no Bairro Santos, esta quarta-feira teve lugar uma visita que reuniu a Santa Casa, representada pelo administrador Sérgio Cintra, e a Junta de Freguesia de Avenidas Novas, representada pelo tesoureiro José Maria Escarameia. Guiados por duas técnicas do Projeto Radar e dois agentes da PSP que fazem o policiamento de proximidade naquela área, os responsáveis visitaram vários estabelecimentos comerciais, dialogando sobre a realidade do bairro com os comerciantes que participam no projeto e reafirmando o empenho das entidades a ele ligadas na execução desta missão.

“Falar, escutar, cuidar” é o mote do Projeto Radar. Se tem conhecimento de pessoas com mais de 65 anos em situação de isolamento ou solidão, ou que tenham alterado os seus hábitos diários, partilhe através do número 213 263 000 ou do email projetoradar@scml.pt .