Tratamento preventivo das árvores da nossa Freguesia

Pelouro do Espaço Público | Espaços Verdes

Tratamento preventivo das árvores da nossa Freguesia

A Freguesia de Avenidas Novas dispõe de um vasto património arbóreo, com uma grande diversidade de espécies, a maior parte das quais de grande porte e nalguns casos bastante envelhecidas.

A cada primavera ocorrem sistematicamente ataque de insetos (afídeos) a determinadas espécies de árvores mais suscetíveis, o que tem como consequência o aparecimento das denominadas “meladas”, libertação de uma goma pegajosa que suja passeios, viaturas e esplanadas. As espécies que causam este problema são as tílias, as tipuanas, os jacarandás e os tulipeiros. Para além do facto da presença destas pragas enfraquecer gradualmente as árvores, elas são um incómodo público.

À semelhança dos anos de 2019 e 2020, optou-se pelo tratamento preventivo por endoterapia por microinjeção, com resultados muito positivos, que consiste em injetar o produto fitofarmacêutico diretamente no tronco da árvore, sem escorrências ou arrastamentos pelo vento, evitando contaminação e possível contacto com a população.
Os arruamentos mais afetados, nos quais será efetuado este tratamento durante o mês de abril, são os apresentados a seguir, somando cerca de 1 000 árvores:

– Av. Elias Garcia
– Av. 5 de Outubro
– Av. Barbosa du Bocage
– Av. Conde de Valbom
– Av. João Crisóstomo
– Av. Miguel Bombarda
– Av. Visconde de Valmor
– Campo Pequeno (Jardim)
– Rua Castilho
– Rua Latino Coelho
– Rua Padre António Vieira
– Rua Pinheiro Chagas
– Rua Sampaio e Pina

No final do verão será executado o tratamento preventivo nos pinheiros, pelo mesmo método, mas neste caso para a lagarta do pinheiro (processionária).

#avenidasnovas #espacosverdes #endoterapias #arvores