Ontem, dia 31 de maio, decorreu a 1ª Assembleia das Crianças (deste mandato), onde tomaram posse os deputados juniores da Assembleia Municipal de Lisboa. Numa parceria entre a Assembleia Municipal, a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e as Escolas da cidade, esta iniciativa procura promover o acesso das crianças de Lisboa a novas oportunidades de aprendizagem de participação política; desenvolver competências comunicacionais das crianças, de relacionamento interpessoal e de reflexão crítica; proporcionar o diálogo entre as crianças e decisores políticos; capacitar as crianças para participarem no governo da cidade e, assim, promover participações futuras ao longo da sua vida. As crianças foram em representação das suas freguesias, exercendo o direito de participação, consignado no art.º12 da Convenção sobre os Direitos da Criança, em matérias relativas à cidade de Lisboa. É importante dar voz às preocupações e necessidades das crianças, proporcionando, assim, formas de aprendizagem de participação cívica.