Categories: Cultura, Eventos, Notícias

A Junta de Freguesia de Avenidas Novas, em parceria com a Universidade das Avenidas Novas para a Terceira Idade e a Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, levaram ontem a cabo um evento no Salão Nobre deste estabelecimento de ensino, tendo como reflexão e debate os valores intemporais da vida e da obra da escritora e poetisa Maria Amália Vaz de Carvalho. O presidente, Daniel Gonçalves, teve a honra de presidir a este encontro intergeracional, que teve como finalidade consolidar objetivos propostos pelos currículos transversais de cidadania, através da ligação da escola com as famílias e à comunidade em que se insere, destacando-se: a igualdade de género; a escola como promoção de igualdade de oportunidades; a defesa de uma sociedade solidária entre gerações; e o desenvolvimento do espírito crítico e da autonomia ao longo da vida. O colóquio contou também com a presença dos oradores convidados Amaro Carvalho da Silva e Emília Barradas de Noronha. O momento poético musical ficou a cargo dos alunos do 10º e 11º anos e seniores. A vida e a obra de Maria Amália Vaz de Carvalho, mulher culta e escritora ímpar do seu tempo, podem ser uma inspiração para os jovens contemporâneos e para os seniores que continuam a investir na formação ao longo de toda a vida. Por outro lado, numa sociedade invadida por estereótipos negativos sobre o envelhecimento, ações conjuntas entre gerações contribuem para uma mudança positiva de mentalidades. Para este evento, aberto ao público, foram convidados professores, comissão de pais e associação de estudantes. Fique atento a futuros colóquios, que serão anunciados oportunamente.