
A Avenida Elias Garcia fica situada na Freguesia de Avenidas Novas, começando na Rua Dona Filipa de Vilhena, cruzando as famosas avenidas da República e 5 de Outubro, também inseridas no nosso território autárquico, na zona do Campo Pequeno. Tem o seu término na Rua Marquês Sá da Bandeira. Feita a localização geográfica, importa agora falar do nome desta Avenida.
Sabia que a Avenida Elias Garcia, tal como a conhecemos hoje, só ganhou esta designação a 5 de novembro de 1910? Anteriormente tinha outro nome: chamava-se Avenida José Luciano. Tudo mudou a 5 de Novembro de 1910 por ordem da Câmara Municipal de Lisboa, tendo sido uma das primeiras dez avenidas a quem a Câmara Municipal de Lisboa mudou a toponímia como forma de homenagear a Implantação da República.
O mesmo aconteceu com outras artérias nas vizinhanças. Mas vamos ao que interessa, sabe quem foi ao certo José Elias Garcia? Foi professor, jornalista, ativista político e Coronel de engenharia.
Formou-se em Engenharia Militar na Escola do Exército, onde foi docente. Homem dos 7 ofícios, foi ainda uma das grandes figuras dedicada aos ideais e movimento Republicanos, tendo fundado o primeiro Jornal republicano “O Trabalho” e colaborado em muitas outras publicações republicanas como o jornal “O Futuro”.
Elias Garcia foi ainda vereador da Câmara Municipal de Lisboa, deputado reformista a partir de 1870 e deputado republicano em 1890. Destacou-se ainda como diretor da Associação dos Jornalistas e Escritores Portugueses.
Uma curiosidade histórica sobre o republicano Elias Garcia: ingressou na Maçonaria em 1853, ascendendo a Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano. Tudo, pequenos grandes pormenores para conhecer sobre a história e Cultura da nossa Freguesia de Avenidas Novas.












