O Metropolitano de Lisboa, no âmbito do seu Plano de Modernização da rede, está a concretizar um importante investimento na alteração do sistema de sinalização atualmente existente na linha Azul por um novo sistema de controlo de comboios Communications-Based Train Control (CBTC), que se prevê que esteja concluído nesta linha até ao final do ano.
Neste contexto, entre 7 e 10 de abril, a circulação na linha Azul da rede do Metropolitano de Lisboa estará interrompida. Neste período recomenda-se a utilização de transporte alternativo à superfície, designadamente as carreiras da Carris 726, 746, 759 e 767.
A circulação na linha Azul será retomada a partir das 06h30m de dia 11 de abril.
O Metropolitano de Lisboa agradece a compreensão para os eventuais inconvenientes que a realização destes trabalhos possa causar junto dos seus clientes.
Informações adicionais serão divulgadas nos canais habituais de comunicação do Metropolitano de Lisboa.
O sistema CBTC representa um salto qualitativo na operação, na programação e na gestão da rede do Metro que permitirão melhorar a qualidade do serviço prestado.
O novo sistema permitirá um controlo contínuo do movimento dos comboios e um aumento da frequência e da regularidade do serviço público de transporte prestado, garantindo, de um modo mais eficaz, a oferta de comboios, em número e frequências mais adaptados às necessidades dos Clientes.
O projeto de Modernização da rede do Metropolitano de Lisboa prevê um investimento de 114,5 milhões de euros no novo sistema de sinalização CBTC para as linhas Azul, Verde e Amarela e inclui a aquisição de 14 novas unidades triplas (41 carruagens) estando, também, prevista a adaptação de 70 unidades triplas a esse novo sistema de sinalização.