Categories: Atividades, Cultura
Na passada sexta-feira, dia 2, foi inaugurada a exposição “Retratos Contados de António Sala”, de modo a celebrar os 60 anos de carreira do talentoso ícone radialista e comemorar em simultâneo, durante todo o mês de fevereiro, o Dia Mundial da Rádio.
António Sala tem um percurso admirável e pioneiro como locutor de rádio, tendo passado por várias estações: a Rádio Ribatejo, a Rádio Peninsular, a Rádio Voz de Lisboa e a Antena 1. Foi na Rádio Renascença que se tornou famoso, ao apresentar o programa “Despertar”, com Olga Cardoso. Brilhou também na televisão, como apresentador de programas, tais como “Palavra Puxa Palavra” e “1,2,3”, e participou recentemente, como jurado, na “A Tua Cara Não Me É Estranha” e no “Somos Portugal”, como repórter.
“O Comunicador”, como é referido carinhosamente tantas vezes, tem ainda as facetas de cantor, escritor, compositor e autor. Fez parte do grupo musical “Os Maranata”, com o qual gravou vários discos. Escreveu livros e também compôs letras para Simone de Oliveira e a conhecida “Zé Brasileiro Português de Braga”, para a cantora Alexandra.
Durante a inauguração houve partilha de memórias, com relatos na primeira pessoa acerca das fotografias e caricaturas expostas, e ainda a exibição das mensagens enviadas por queridos amigos do artista e figuras ilustres do nosso país, nomeadamente: Júlio Isidro, Alice Vieira, Herman José, Henrique Feist, Carlos Alberto Moniz e o Sr. Ministro da Cultura Dr. Pedro Adão e Silva.
O Presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Daniel Gonçalves, não podia deixar de marcar presença no evento e contribuir para a homenagem ao radialista, relembrando que o objetivo em investir no sector da Cultura é valorizar as pessoas e o património do nosso país.
Esta exposição tem o apoio da Junta de Freguesia de Avenidas Novas e a curadoria da @retratoscontados. Poderá ser visitada, com entrada gratuita, na livraria “Tantos Livros, Livreiros”, na Av. Marquês de Tomar, 1B, Lisboa, de 2ª a sáb. entre 9h e as 20h e aos domingos, das 10h às 14h.