No passado sábado, dia 18 de março, realizou-se na Avenida da República (em frente ao Campo Pequeno), uma cerimónia de homenagem a todos os profissionais que se destacaram no combate à pandemia Covid-19, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e pela Associação da Calçada Portuguesa. No chão, pisado por todos, pretendeu-se perpetuar em calçada artística – uma das mais tradicionais formas de arte portuguesa – a homenagem de alcance nacional a todos os que na linha da frente contribuíram para que o afastamento e o isolamento social terminassem e nos voltássemos a encontrar. A placa alusiva a esta homenagem foi descerrada no dia em que perfizeram três anos da declaração nacional do estado de emergência. Na cerimónia estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas; o presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Daniel Gonçalves; o secretário-geral da Associação da Calçada Portuguesa, António Prôa; e o artista Paulo Carmo, autor da proposta vencedora do concurso lançado pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.