Ao longo de seis dias, jovens oriundos de todas as partes do mundo, efetuaram o seu encontro com o Papa em especial e festiva Peregrinação Ecuménica, fazendo de Portugal o País de todos e de Lisboa a capital do mundo num momento imperdível e universal de evangelização juvenil e não só.
A Edilidade Lisboeta, liderada pelo Engº Carlos Moedas, desenvolveu um trabalho irrepreensível. Sem a sua intervenção seguramente nada seria igual, pela qualidade acrescentada a um Evento ímpar no nosso País.
A Freguesia de Avenidas Novas, teve o privilégio de acolher importantes realizações e eventos da Jornada Mundial da Juventude. Um dos Palcos principais foi erigido no Parque Eduardo VII, a “Colina do Encontro”, e a Nunciatura Apostólica, residência do Papa durante o evento, está igualmente localizada na nossa Freguesia.
Podemos afirmar que pela nossa Freguesia passaram mais de um milhão de visitantes que nos honraram com a sua alegria contagiante, amor ao próximo, e com manifestações de Fé que nos encheram de orgulho e “limparam os nossos corações”.
O Santo Padre a ninguém deixou indiferente e todos nós sentimos no ar, quando ele se acercava, um sentimento de paz, com muito amor e vontade de mudança de comportamentos mais dedicados à espiritualidade.
No último dia da Estada Papal, o Presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Daniel Gonçalves, foi honrado com o privilégio de ser recebido por Sua Santidade o Papa Francisco, num momento único e teve a possibilidade de pedir-lhe para que lhe fosse sempre concedido discernimento para bem servir os Fregueses das Avenidas Novas, pedindo para todos saúde, respeito, prosperidade, habitação e trabalho condignos.
Tratou-se de uma audiência “muito emocionante e emotiva” ficando bem claro que Sua Santidade tem uma grande estima, um grande amor por Portugal, pelos jovens e peregrinos.
Nunca esqueçamos as recomendações do Santo Padre Francisco: “Não tenham medo”; “Um pequeno SIM a JESUS pode mudar a vida”; “Olhemos para alguém de cima para baixo, apenas para AJUDAR”.