Foi assinado, ontem, o protocolo, entre a CML, a Empresa Construção Pública (antiga PARQUE ESCOLAR) e a Fundação JMJ para a cedência de escolas para a Jornada Mundial da Juventude.
Este evento realizou-se na Escola Básica 2,3 Francisco Arruda, na Calçada da Tapada em Lisboa e teve como propósito a assinatura de um protocolo de cooperação para a cedência de equipamentos escolares no acolhimento dos peregrinos que Lisboa receberá durante a JMJ.
Lisboa cederá cerca de 113 espaços para o acolhimento de peregrinos sendo que, entre os variados espaços públicos, poderemos destacar a escola MALA (Mestre Arnaldo Louro de Almeida) sediada na nossa freguesia de Avenidas Novas e que acolherá cerca de 70 peregrinos para pernoita diária.
Poderemos ainda destacar como “casas de acolhimento” aos peregrinos, na nossa freguesia, o Pavilhão Avenidas Novas, com capacidade para 300 peregrinos, que se juntarão aos 70 da escola MALA.
A Junta de Freguesia também ajudará os peregrinos na sua higiene diária, com a cedência dos balneários do polidesportivo na Rua Filipe da Mata e do complexo de Piscinas na Rua Cardeal Mercier, que na sua totalidade, receberão cerca de 500 peregrinos. Acresce ainda referir, que a Junta de Freguesia receberá cerca de 100 escuteiros que farão uso dos balneários do Pavilhao Avenidas Novas para banhos diários.
Assim, durante o período da JMJ a nossa Junta de Freguesia através de todos os seus equipamentos desportivos e educativos, ajudará Lisboa no acolhimento de 1.000 peregrinos que farão desta freguesia de Avenidas Novas a sua casa.
Esperemos que todos juntos, possamos viver esta etapa como verdadeiros peregrinos e não só como meros espectadores. Assim, tornaremos este momento um marco na história da cidade de Lisboa.