Realizou-se esta quarta-feira, dia 23 de Agosto, uma reunião entre a Junta de Freguesia de Avenidas Novas e a plataforma independente de jornalismo, educação e cultura, denominada “GERADOR”. Contando com a presença do Presidente Daniel Gonçalves, dos vogais da Educação e Espaços Públicos, Assessor Jurídico e de elementos da Associação Cultural Gerador, serviu esta reunião para detalhar do evento cultural TRAÇA que está a ser desenvolvido por esta plataforma, em parceria com a Junta de Freguesia de Avenidas Novas, CML e o Arquivo Municipal de Lisboa. Este evento cultural sobre o bairro Santos ao Rego tem como objetivo a recolha, estudo e exposição de filmes de família, que estas possam ter em seu arquivo pessoal na comunidade do bairro.
Desta forma, a Plataforma Gerador e o Arquivo Municipal de Lisboa através deste evento cultural, pretende envolver de um modo muito intenso a comunidade deste bairro que contribui de forma muito específica e próxima para a recolha e exposição das suas memórias e das suas imagens (mesmo que não sejam em formato fílmico), recebendo posteriormente esta edição da mostra de filmes e fotos, nos dias 13, 14 e 15 de outubro no mercado do bairro Santos ao Rego.
Será através da recolha, em permanência, de filmes e fotos de família que, pelo seu carácter privado, não têm um lugar estabilizado na história do cinema e têm sido descartados pelos arquivos, que se abrirá o arquivo a criadores que, vindos de áreas artísticas sempre distintas, serão convidados a criar objetos a partir dos filmes e fotos de família recolhidos. De ambas as maneiras a TRAÇA procura abrir o arquivo e pô-lo em movimento, em trabalho, num circuito que se deseja itinerante, devolvendo-o ao bairro Santos ao Rego e expondo os diversos registos recolhidos em diversos locais daquela comunidade de Lisboa.