

Sabia que a Rua Portugal Durão homenageia Albano Augusto Portugal Durão, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa entre 1923 e 1925?
Integrada no Bairro do Rego (ou Bairro Santos ao Rego), a rua liga a Rua Filipe da Mata à Rua Soeiro Pereira Gomes, passando junto ao Mercado, um dos espaços mais vivos do bairro. É também aqui que se encontra a ADAS-BR – Associação para o Desenvolvimento e Apoio Social do Bairro do Rego, referência local no apoio à comunidade e promoção da coesão social.
Albano Augusto Portugal Durão nasceu na Sertã, em 1871, seguiu carreira na Marinha, alcançou o posto de Capitão-tenente em 1918, participou em campanhas em África e desempenhou cargos civis de relevo, como administrador dos Transportes Marítimos do Estado, da Companhia da Zambézia, diretor de Minas em Tete (Moçambique) e membro do Conselho Fiscal do Banco Industrial Português.
Republicano e membro do Partido Democrático, foi Ministro da Agricultura, deputado por Lisboa, Ministro das Finanças e dos Negócios Estrangeiros, além de Presidente da Câmara de Lisboa entre 1923 e 1925. Destacou-se também na I Guerra Mundial, como vogal da Comissão Executiva da Conferência da Paz, sendo agraciado com a Comenda da Ordem Militar de Avis em 1919.
Hoje, a Rua Portugal Durão preserva a memória de uma figura central da vida política, militar e administrativa portuguesa.
📸 Tem fotos, histórias ou curiosidades sobre a rua? Partilhe connosco e ajude a manter viva a memória do Bairro Santos ao Rego.
